Ilhabela entrega novo acesso ao mar
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, inaugurou, na tarde da última quinta-feira (5), o novo “Caminho ao Mar – Ciro Ledo Barbosa”, importante espaço de acesso ao mar, ponto turístico e de valorização da cultura caiçara. A entrega foi realizada com apoio das secretarias de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura e a de Obras e Planejamento Urbano.
Localizado no bairro do Taubaté, na região Sul da cidade, o novo acesso se destaca por proporcionar uma experiência de conexão direta com o mar e a natureza, além de estar próximo a um dos pontos mais procurados por mergulhadores: os destroços do navio Velasquez, que naufragou em 1908. Ainda hoje, suas peças podem ser vistas entre as pedras do costão, atraindo visitantes e mergulhadores.
Mais que um novo equipamento urbano, o Caminho ao Mar simboliza a preservação das raízes de Ilhabela e leva o nome de um morador ilustre do bairro do Taubaté, o pescador Ciro Ledo Barbosa. O ponto também servirá como ponto turístico, além de ser mais um local para o avistamento de baleias e golfinhos durante o ano.
“O Caminho ao Mar é mais do que um novo acesso - é um presente para moradores e visitantes. Um espaço que valoriza nossa cultura caiçara, presta justa homenagem ao Sr. Ciro Barbosa e ainda se torna um atrativo turístico, com vista privilegiada para o canal e para a rica biodiversidade marinha da nossa região. Aqui será também um ponto importante para o avistamento de baleias e golfinhos, o que fortalece nossa vocação para o ecoturismo e a educação ambiental", destacou Colucci.
Morador do bairro do Taubaté, Seu Ciro foi um dos mais respeitados pescadores tradicionais de Ilhabela. Viveu 83 anos, dos quais 65 foram dedicados à pesca artesanal, profissão que aprendeu ainda criança, guiado pela vivência no mar e pelos ensinamentos passados de geração em geração. Ao lado da esposa, Dona Diva de Souza Barbosa, criou com dignidade e esforço seus 11 filhos, sustentando a família com o que retirava das águas.
Avô de 13 netos e bisavô, Seu Ciro era reconhecido pela simplicidade, pela honra e pelo compromisso com a sua terra. Seu nome, agora eternizado no novo acesso ao mar, permanecerá vivo na memória da cidade e nas águas que sempre fizeram parte de sua história.